Drenagem linfática manual
Longe de ser apenas uma massagem, a Drenagem Linfática Manual ajuda a restaurar o equilíbrio natural e o fluxo dos fluídos no corpo. A DLM é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
Objetivos da drenagem linfática
A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardar da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.
A quem se destina a Drenagem Linfática Manual?
Pessoas que tenham sensação de pernas inchadas
Pessoas que façam retenção de líquidos
Pessoas que necessitem de desintoxicar o organismo
Pessoas que se sintam muito cansadas sem uma razão aparente
Pessoas com má circulação.
Pessoas que vão sofrer uma intervenção cirúrgica
Em alguns pós operatórios e pós parto
Pessoas que sofrem de obstipação (prisão de ventre)
Contraindicações da drenagem linfática:
- Pessoas com algum tipo de infeção, pois as células infeciosas podem se diluir no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo.
- Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, tromboses e hipertensão.
- Pacientes que estejam a usar alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia.
- Pessoas com demência ou confusão mental.